Agosto chega colorido de lilás para lembrar à sociedade brasileira de uma luta urgente e permanente: o combate à violência contra a mulher. A Lei nº 14.448, que institui a campanha Agosto Lilás, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate à violência doméstica e familiar, além de reforçar os direitos garantidos às mulheres pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Ao longo do mês, diversas instituições se mobilizam para dar visibilidade a essa causa, e o Cibrius também se une a esse movimento, porque cuidar de vidas é a nossa missão.
O retrato atual da violência contra a mulher no Brasil
Mesmo com avanços legais e sociais, os dados mostram que ainda estamos longe de erradicar esse tipo de violência:
E esses são apenas os casos notificados. Muitas vítimas ainda enfrentam barreiras emocionais, sociais e institucionais para denunciar.
A força da Lei Maria da Penha
A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência contra a mulher. Ela estabelece cinco tipos de violência doméstica: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Mas a lei só tem força quando acompanhada de políticas públicas, acolhimento institucional e redes de apoio sólidas.
Onde buscar ajuda
Toda mulher em situação de violência pode e deve buscar proteção. Os principais canais de denúncia são:
Se você presencia ou suspeita de violência, não se cale. Sua escuta e sua ação podem salvar vidas!
O papel do Cibrius nessa rede de cuidado
No Cibrius, acreditamos que segurança vai além do aspecto financeiro. Nosso compromisso com o bem-estar das pessoas que cuidamos se estende ao fortalecimento de ações que promovem respeito, dignidade e proteção à vida.
Por isso, mais do que garantir um futuro tranquilo, o Cibrius se posiciona como rede de apoio, confiança e acolhimento, especialmente para as mulheres que fazem parte da nossa comunidade.
Conscientizar é proteger
O Agosto Lilás é um convite à reflexão, mas também à ação. Falar sobre violência contra a mulher é responsabilidade de todos nós: familiares, amigos, colegas de trabalho, instituições e empresas.
Neste mês, e em todos os outros, o Cibrius reforça seu compromisso com o cuidado integral. Seguimos construindo um presente e um futuro em que nenhuma mulher precise escolher entre o medo e o silêncio.
Fontes: