O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. Nesta data também foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.

 

Para a OMS saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Nos tempos atuais uma mudança saudável no estilo de vida é indispensável para pensar em um futuro pleno e feliz. A importância da saúde e da qualidade de vida não se refere apenas a estar livre de doenças, mas sobretudo ter hábitos saudáveis que vão contribuir para o bom funcionamento de todo o organismo ao longo da vida.

 

Conheça algumas atitudes que podem impactar no seu futuro:

 

Alimentação

Alimentação saudável significa equilíbrio de nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo. Uma boa alimentação respeita quantidade (comer quando é adequado) e qualidade (conhecer a procedência dos ingredientes).

 

Alimentos industrializados contêm muitos aditivos, conservantes e gorduras, fazendo-os perder grande parte dos seus nutrientes.

 

O Ministério da Saúde (MS) sugere que hábitos regionais, culturais, sociais e biológicos, de grupos de diferentes idades e estilos de vida sejam respeitados.

 

Baseado em cinco princípios (ir além da ingestão de nutrientes, respeitar o momento atual, considerar o sistema de produção e distribuição dos alimentos, seguir todos os tipos de conhecimentos – teóricos e populares – e oferecer autonomia), o guia do MS apresenta os 10 passos para uma alimentação saudável.

 

Uma alimentação saudável traz uma série de benefícios como: garantia de mais energia, prevenção de doenças infecciosas, diminui o risco de doenças crônicas, promove o crescimento e a renovação dos tecidos, melhora a concentração, regula a produção de hormônios e melhora a qualidade de sono.

 

Mente

Apesar de muito discutida atualmente, a necessidade de cuidado com a saúde mental ainda é um tabu em nossa sociedade. Além dos preconceitos atrelados a esse tipo de cuidado, devido ao acúmulo de atividades, deixamos esse aspecto importantíssimo de lado e assumimos outras “prioridades”.

 

Sabemos que saúde se define por “completo bem-estar físico, mental e social”. Assim como o nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer.

 

Devido ao contexto moderno, é exigido performance e produtividade a todo momento nos diferentes campos da vida, por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, medos, problemas familiares, afetivos, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável, entre tantos outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

 

Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos, e podem estar associados tanto a questões sociais, psicológicas e biológicas. Por esse motivo é importante ter algumas práticas:

 

Tudo isso combinado com atividades físicas e uma boa alimentação poderá proporcionar uma melhora na qualidade de vida.

 

Corpo

O corpo reflete aspectos que vão bem além da estética: nossas funcionalidades estão na nossa capacidade de movimento, desde caminhar, dirigir, agachar, usufruir das nossas conquistas, tudo isso exige um corpo saudável.

 

Aspectos como mobilidade, preservação de estruturas musculares e ósseas integram nosso corpo como um sistema único que nos permite uma vida saudável.

 

A especialista em Functional Moviment System e Nutrição Sistêmica, Raquel Soares afirma que a atividade física é comprovadamente a única maneira de trazer as funcionalidades para toda nossa estrutura corporal.

 

Como um grande sistema, a atividade física tem o potencial de integrar e fortalecer nossas estruturas. Os músculos são grandes tecidos protetores e de irrigação sanguínea para os demais componentes. E porque não falar do mais importante deles, o coração. Quando exercitamos músculos e demais estruturas do corpo, o sistema cardiovascular e cardiorrespiratórios, são ativados e o coração e pulmão ficam mais saudáveis, o que previne doenças cardíacas e no nosso contexto atual de pandemia, é o único preventivo confirmado por todos os órgãos de pesquisas que ajudam na luta contra o Covid.

 

Além disso, pessoas ativas têm maior probabilidade de vencer e prevenir doenças prolongando seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Saúde Financeira

E falando em bem-estar físico e mental, o equilíbrio financeiro também faz parte dessa delicada engrenagem. Pensar no futuro é sinônimo de planejar a vida, e a previdência complementar vem como um importante ferramental para propiciar a manutenção de um nível de renda pós emprego para a realização desses planos e projetos. 

 

Nunca é demais reafirmar que qualquer indivíduo, que detém o controle de sua vida financeira, e que aplica com sabedoria uma parte de seus rendimentos, se sente mais feliz e por consequência evita várias doenças associadas ao stress causado pelas incertezas da vida.

 

É claro que vários acontecimentos da vida não são controlados por nós, mas existem muitas coisas que podemos fazer para que esse sentimento de segurança seja constante em nossa trajetória. E um desses fatores é poder contar com uma previdência complementar, pois sabemos que lá na frente, quando chegar o momento de curtir a merecida aposentadoria, nosso plano de benefício será um importante e podemos dizer até indispensável aliado.

 

Então, use hoje aquilo que está em suas mãos, aquilo que você pode escolher e controlar, seja um dos privilegiados que detém a opção de poder ser participante de um plano patrocinado, valorize esse direito, e seja mais feliz e mais saudável para viver mais e melhor! 

 

(Brasília – CIBRIUS)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.