O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quarta-feira (13) emitiu um boletim alertando para alguns tipos de golpe contra aposentados e pensionistas. A prática se tornou comum nos últimos anos em várias regiões do país.

 

A maioria das tentativas de golpe ocorrem por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de mensagens por e-mail, onde os criminosos se passam por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), com pedido de transferência de dinheiro para liberar supostos valores de benefícios atrasados.

 

Outra prática fraudulenta refere-se a falsa revisão de benefício. Nele, os estelionatários abordam os segurados e afirmam que teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores.

 

Outra modalidade de golpe está vinculada a suposta auditoria geral da Previdência, onde é encaminhada uma documentação falsa convocando para uma Chamada para Resgate, como se o segurado tivesse direito a retirar valores residuais.

 

O INSS alerta que em hipótese alguma são solicitados dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone, bem como não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar atendimento ou serviços.

 

É preciso todo cuidado, sobretudo em tempos de pandemia em que os golpes se tornaram cada vez mais corriqueiros e sofisticados. Por isso, nunca disponibilize dados à terceiros ou na internet, sem saber a real finalidade da respectiva solicitação.

 

Seus dados devem estar obrigatoriamente protegidos conforme disposição da Lei Geral de proteção de dados (LGPD). Acesse o nosso site para saber mais.  

 

 (Brasília – CIBRIUS)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.