No dia 15 de junho comemora-se o dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivo conscientizar a sociedade da existência da violência contra o público idoso, divulgar canais de denúncia e prevenir novos casos.

 

 No Brasil, apesar de existir um Estatuto do Idoso – Lei Federal 10.741/2003 – que assegura os direitos de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, os números de casos de violência etária são preocupantes.  Pelo disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa ficaram em 2º lugar em números de ligações. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 30%. Em tempos de pandemia, devido ao isolamento social, essa violência fica ainda mais presente. Dados apontam que, na maioria das vezes, o agressor, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.

 

Pelo disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa ficaram em 2º lugar em números de ligações. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 30%. Em tempos de pandemia, devido ao isolamento social, essa violência fica ainda mais presente. Dados apontam que, na maioria das vezes, o agressor, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.

 

Canais de denúncia

Atribuições: Receber, examinar e encaminhar denúncias; pode agir quando tiver conhecimento de atos que violem os direitos individuais ou coletivos – Atendimento gratuito e anônimo

 

Atribuições: Receber, examinar e encaminhar denúncias; pode agir quando tiver conhecimento de atos que violem os direitos individuais ou coletivos – Atendimento gratuito e anônimo

 

Atribuições: Com as demais unidades policiais civis, é responsável pelo atendimento de pessoas idosas que precisem de auxílio e orientação, com encaminhamento, quando necessário, aos órgãos competentes.

 

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

Atribuições: É possível comunicar aos agentes de saúde que realizam visitas domiciliares e/ou assistente social das Unidades Básicas de Saúde (UBS).