Cada vez mais, as organizações estão se empenhando em gerir de maneira eficiente seus parceiros terceirizados, incluindo prestadores de serviços, fornecedores e gestores de mercado, como o objetivo primordial de minimizar a ocorrência e/ou impacto de situações que possam expor negativamente a imagem institucional resultante desses relacionamentos.
O cenário atual exige uma avaliação e gerenciamento criteriosos dos riscos relacionados a terceiros. Isso engloba o monitoramento de eventos indesejados, como risco de terceirização, impacto na imagem/reputação e questões de governança, especialmente quando se trata de quebra de integridade, conflito de interesses, abuso de poder e fraudes.
No intuito de proteger o Cibrius de fatores negativos internos ou externos que possam interferir no alcance dos objetivos estabelecidos, as equipes de investimentos e gestão de riscos realizam, anualmente, diligências presenciais qualitativas com os Fundos de Investimentos de gestão terceirizada contratados pelo CIBRIUS.
Dos dias 03 a 11 de maio, dividimos as equipes para atender as agendas em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, totalizando aproximadamente 13 visitas técnicas. Durante essas visitas, nosso foco foi apurar evidências e elaborar um relatório qualitativo da análise para apresentar ao Comitê de Investimentos.
Essas práticas estão em conformidade com as recomendações da Instrução Previc 12/2019, que estabelece os procedimentos para as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) em relação à seleção e monitoramento de prestadores de serviços de administração de carteiras de valores mobiliários e fundos de investimento, além de outras providências.