Pesquisa realizada em 2021 aponta que 85% dos pais dizem ensinar filhos sobre finanças.

A tendência é que essa porcentagem continue aumentando.

 

Educação financeira: esse é um tema que nos rodeia a todo tempo na vida adulta, seja nos ajudando com o planejamento de gastos, dicas para economizar ou na redução de despesas do dia a dia!  mas quando é a hora ideal para começar a nos educar financeiramente? E só existe uma resposta para isso: desde a infância.

 

A educação financeira infantil permite que crianças desenvolvam desde cedo habilidades essenciais para o manejo do dinheiro. É fundamental que essa iniciativa seja incentivada nas escolas, mas existem métodos que podem ser adotados em casa para ensinar as crianças a administrarem bem seu dinheiro. Confira:

 

 

Se você é responsável pelas finanças da casa, provavelmente sabe a importância de manter todas as saídas e entradas de dinheiro bem registradas. Seja utilizando um aplicativo de controle financeiro, uma planilha ou até mesmo um bloco de notas.

Fazendo isso com os gastos pessoais da criança, ela consegue visualizar para onde o seu dinheiro está indo, quando é necessário economizar para comprar algo que ela queira (como brinquedos e jogos) e quais são os gastos que podem ser cortados para que ela atinja tal objetivo.

 

 

Ainda com relação ao tópico anterior, lembre-se de que a grande maioria das crianças se inspiram nos pais, e querem fazer tudo como eles fazem. Sendo assim, não perca a oportunidade de mostrar aos seus filhos de que modo você organiza as contas da casa.

 

Dessa forma, eles conseguirão visualizar a importância de manter as finanças bem ordenadas para que nenhuma conta seja esquecida no final do mês e para que o orçamento familiar flua da melhor maneira possível.

 

 

Para crianças pequenas essa é uma prática muito boa. Dê um cofrinho de presente para o seu filho e o incentive a colocar moedas com frequência lá dentro. Explique que quando o cofrinho estiver cheio ela poderá retirar o dinheiro de lá e ajude a criança a pensar em alguma coisa que poderá ser comprada com o valor obtido.

 

Essa é uma maneira de exemplificar a importância da economia para alcançar determinada meta.

 

 

De acordo com alguns estudos nessa área, a periodicidade ideal para dar dinheiro às crianças é:

 

 

Esse intervalo entre uma mesada e outra faz sentido para que a criança aprenda, com o passar do tempo, a ter paciência para guardar o dinheiro por um período cada vez maior.

 

Além disso, dar mesada aos filhos é desejável para que eles comecem a ter noções de controle dos próprios gastos e saber a importância de poupar dinheiro para comprar algum bem de consumo.