Descansar, curtir a família, aproveitar o tempo livre depois de longos anos de trabalho, essas são algumas respostas quando falamos de aposentadoria, não é verdade?
Mas para a Sra. Cleonice Fernandes, aposentada do Cibrius desde maio de 2017, esse momento foi uma oportunidade para inovar e empreender. Confira a entrevista abaixo:
Legenda: Cleonice Fernandes – Assistida
O que a motivou a empreender na fase da aposentadoria?
Sempre gostei de desafios, e um dos maiores seria testar os conhecimentos adquiridos da minha passagem por empresas públicas. Foi uma forma de testar meus conhecimentos como autossuficiência e, ainda, ocupar o início de uma nova fase da vida.
Quais aprendizados obteve ao abrir o seu próprio negócio?
Os aprendizados foram vários, como: ter a capacidade de escolher em que trabalhar, focando no que dá prazer, com um olhar mais acolhedor e fiscalizador para as necessidades do cliente e do mercado, planejamento do corpo estrutural da empresa para fazê-la funcionar, aprendendo a lidar com contabilidade, organização, recursos humanos e o melhor aprendizado foi poder e saber colocar o emocional e social à frente de todas as barreiras de interferência, tendo em mente que as necessidades não estão somente em sua zona de conforto, e sim fora dela.
Legenda: Um local onde os amigos da Conab se encontram, que une cafeteria, pilates e um espaço de leitura para mulheres.
Qual a importância do CIBRIUS nessa jornada?
Claro que o CIBRIUS foi importantíssimo no suporte financeiro inicial, quando fiz a retirada dos 10% do meu saldo para incrementar todo o investimento na Empresa. Com a retirada de um salário menor, ao considerar os 60 salários de indenização, pude complementar com os rendimentos do INSS e levar com mais tranquilidade o meu sonho.
Agora que o PDI – Programa de Desligamento Incentivado está chegando ao fim, pude alterar a renda do CIBRIUS, como já havia planejado desde o início. E quanto à empresa, já se autossustenta, cresceu em novos serviços e parcerias, além do café e do pilates, gera emprego, e há possibilidade de abrirmos uma filial futuramente.
Que recado deixaria para as pessoas que estão pensando em se aposentar pelo CIBRIUS?
Que confiem na equipe de gestão do CIBRIUS, eles têm uma melhor visão do mercado de investimentos. Saímos em um momento conturbado, onde muitos optaram pela retirada do saldo e, acredito que sem o conhecimento necessário de como gerir esse dinheiro, aplicaram de forma errada em bancos que só nos dão prejuízos.
E para aqueles que ainda não adeririam ao ConabPrev?
Que optem o mais rápido por aderir, buscando o melhor para a sua situação financeira futura. Nunca é tarde para fazer essa escolha!