Dia 08 de março, além de ser o aniversário do Cibrius, é marcado também pelo Dia Internacional da Mulher, data comemorativa oficializada pela ONU na década de 1970, simbolizando a luta história das mulheres pela igualdade social e política.
Para falar sobre suas trajetórias profissional, entrevistamos duas mulheres que inspiram e representam o nosso Instituo, nossas Diretoras de Superintendência e Seguridade.
Legenda: foto da Diretora Superintendente, Eugenia Maria R. Oliveira. Fonte: Cibrius
Sou economista e iniciei minha trajetória profissional aos 22 anos quando ingressei na Conab na função de auxiliar de administração. Ao longo dos anos, construí uma sólida carreira profissional: de auxiliar a superintendente e, nos últimos 13 anos, atuei como auditora interna. Essa experiencia me permitiu ocupar o cargo mais importante de minha carreira: Diretora Superintendente no nosso Cibrius.
Qual o sentimento de estar à frente de uma entidade como o Cibrius, com um histórico de 42 anos de experiencia no mercado?
“É uma experiência única e muito rica na minha trajetória profissional. É uma oportunidade de exercer a minha capacidade de gestora em sua plenitude.
Estou diante da responsabilidade de cuidar das nossas reservas acumuladas ao longo dos anos, mas, estou confiante no trabalho que toda a governança do Instituto está realizando, principalmente, porque estou inserida em uma Instituição experiente e consolidada, cercada por uma equipe técnica muito eficiente, o que nos estimula a seguir na busca de inovação e crescimento.”
Segundo dados levantados pela Folha de São Paulo na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), a parcela de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram 42,4% de 2003 a 2017. Para vocês, qual a importância de ter cada vez mais mulheres alcançado posições de destaque no mercado de trabalho?
“Considero um avanço importante na luta pela equidade de gênero no meio corporativo.
Segundo matéria veiculada no blog da Fundação Instituto de Administração (FIA), o estudo “Diversity Matter”, da consultoria McKinsey, comprova que as organizações que oferecem igualdade de oportunidades para homens e mulheres possuem 93% maior probabilidade de obterem desempenho financeiro superior ao da concorrência. Esse dado é muito significativo e creio que estamos em um caminho sem volta.
Apesar dos avanços, as mulheres representam 37% dos cargos de direção e gerência. Quando se fala em comitês executivos de grandes empresas, este percentual cai para 10%, segundo matéria veiculada em O Globo. Portanto, ainda há muito a conquistar.”
Legenda: foto da Diretora de seguridade, Maura Valéria dos S. Castro. Fonte: Cibrius
Fui admitida no Cibrius em 1991, como secretária da diretoria de seguridade. Após alguns anos fui designada como gerente substituta da área quando em 1999, a área de seguridade foi dividia em duas: Área de Benefícios e Área de Cadastro e Arrecadação. Assumi a gerência da Área de Cadastro e Arrecadação desde então. Atualmente ocupo interinamente a pasta da Diretoria de Seguridade.
Qual o sentimento de estar à frente de uma entidade como o Cibrius, com um histórico de 42 anos de experiencia no mercado?
“Sentimento de muita responsabilidade que o cargo exige, além de orgulho e gratidão pelo reconhecimento ao tempo de serviço dedicados ao Cibrius.”
Segundo dados levantados pela Folha de São Paulo na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), a parcela de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram 42,4% de 2003 a 2017. Para vocês, qual a importância de ter cada vez mais mulheres alcançado posições de destaque no mercado de trabalho?
“Na verdade, essa elevação no quantitativo de mulheres assumindo cargos de direção e gestão em diversos segmentos, são de fundamental importância para demonstrar a capacidade da força de trabalho feminina, que além de ter uma dupla jornada de trabalho, conseguem com muita desenvoltura e competência aliar seus compromissos profissionais e familiares, sem perder o que temos de melhor: Nossa sensibilidade!”
Apesar de ser considerado uma comemoração comercial onde são comprados flores, doces e presentes para as mulheres, é importante lembrar que a data tem caráter político. É a oportunidade para acentuar e amplificar os debates relacionados à cidadania feminina
“Embora os números demonstrem um crescimento e valorização do trabalho feminino, ainda temos muito a conquistar e avançar. O preconceito ainda é muito expressivo em cargos de alto escalão, e os salários ainda são em média mais baixos quando comparados a mão de obra masculina. Não posso deixar de falar ainda sobre a violência de todos os tipos contra a mulher, que grita números alarmantes que só veem crescendo ano a ano, e ausência de políticas públicas eficazes para enfretamento dessa situação!”
– Maura Valéria, Diretora de Seguridade
Aniversário do Cibrius
“Aproveito a oportunidade para destacar o aniversário do Cibrius, que acontece no mesmo dia em que se comemora a dia internacional da mulher. Aos 42 anos o Cibrius é uma Entidade, repito, experiente e consolidada. Nós trabalhos exclusivamente para você participante e assistido. Por essa razão estamos iniciando um novo ciclo, um novo Cibrius. Vamos dar início, em 2021, a vários projetos que irão propiciar crescimento, modernidade e redução de custos administrativos. Convido a todos a participarem desse processo de evolução.”
– Eugenia Maria, Diretora Superintendente
Veja a matéria sobre o aniversário do Cibrius.
(Brasília – CIBRIUS)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.