A construção sólida da confiança com os participantes

A confiança é um alicerce crucial nas relações entre as empresas de previdência complementar e seus clientes. Nesse contexto, a ética desempenha um papel central, moldando não apenas a imagem da entidade, mas também fortalecendo os laços de confiança fundamentais para o sucesso a longo prazo. Por isso, vamos explorar a importância da ética na construção e manutenção dessa confiança duradoura.

1. Transparência e prestação de contas

A ética na previdência complementar se manifesta na transparência e prestação de contas. Os participantes depositam suas economias e confiança na Instituição para garantir amparo e um futuro financeiramente seguro.

2. Cumprimento de deveres fiduciários

O relacionamento entre as entidades de previdência complementar é caracterizado pelo dever fiduciário. Esse dever exige que a Instituição atue no melhor interesse dos participantes e assistidos. Adotar uma postura ética significa priorizar os objetivos da Entidade em relação aos seus compromissos previdenciários em todas as decisões, alinhando as práticas de governança versus expectativas e necessidades

3. Combate ao conflito de interesses

O cenário financeiro pode apresentar situações de conflito de interesses, que, se não tratadas com ética e transparência, podem minar a confiança dos participantes e assistidos. A adoção de políticas rigorosas que visem evitar e gerenciar conflitos de interesses, aliada à transparência na comunicação sobre essas políticas, fortalece a confiança ao demonstrar um compromisso claro com a integridade.

4. Visão de longo prazo

Quem opta por planos de previdência complementar está se planejando para o longo prazo. A ética nas práticas de investimento e gestão reforça a visão de longo prazo, alinhando-se com as expectativas dos clientes. A resistência à “armadilha do curto prazismo, onde decisões são tomadas exclusivamente visando resultados imediatos, contribui para a construção da confiança ao garantir a estabilidade e sustentabilidade dos investimentos.

5. Educação financeira/previdenciária e comunicação clara

Uma abordagem ética inclui o compromisso com a educação financeira e previdenciária. Empresas éticas se empenham em fornecer informações claras e acessíveis, capacitando os clientes a tomarem decisões, com base em informações tempestivas e claras sobre seu futuro financeiro. A comunicação transparente cria um ambiente de confiança, onde os clientes se sentem seguros e informados.

A ética na previdência complementar não é apenas uma exigência regulatória. E para o Cibrius é um pilar fundamental para a construção e manutenção da confiança com os nossos públicos. À medida que não renunciamos à práticas de ética e integridade, promovemos a transparência e a confiança necessária para construir um relacionamento sólido e de longo prazo no setor de previdência complementar.