Em razão da pandemia do novo coronavírus muitas empresas tiveram que aderir, de forma inesperada, ao modelo de teletrabalho.

 

A princípio se imaginava que essa prática seria apenas por um curto período e que haveria grandes dificuldades de adaptação por todos. Contudo, a experiência do home office no Cibrius tem possibilitado um grande aprendizado e, ao mesmo tempo, tem despertado muitas reflexões sobre a forma de se trabalhar, tanto para a empresa quanto para seus empregados.

 

Desde o início da pandemia, 85% do quadro de empregados passou a atuar remotamente, mantendo o bom andamento das atividades laborais.

 

A produtividade foi um ponto muito positivo mostrado pela adoção temporária do home office. Outro ponto positivo verificado foi a redução dos custos de despesas com material de escritório, copa e limpeza, energia, água, telefone, entre outras.

 

Antes de decidir o retorno das atividades presenciais, o Instituto realizou uma pesquisa de opinião entre os colaboradores com o objetivo de analisar a experiência durante a modalidade de trabalho a distância (home office). No questionário, foram levantados assuntos como administração de tempo, organização, comunicação, praticidade, saúde física e mental, entre outros. Observou-se, inclusive, que até mesmo os custos com a locação de um espaço físico para as instalações do Cibrius podem ser reduzidos, caso o modelo de teletrabalho seja permanentemente adotado.

 

O questionário sobre o home office foi uma ferramenta importante para a gestão avaliar a percepção de todos sobre essa modalidade de trabalho, possibilitando identificar a opinião de cada colaborador de forma a estabelecer ações que promovam o crescimento e o desenvolvimento do Instituto e, consequentemente, a melhoria da qualidade no ambiente de trabalho. 

 

Em razão do resultado da pesquisa, desde o dia 30 de junho de 2021, as atividades presenciais foram retomadas, na modalidade hibrida. Percebeu-se ainda valorização do contato pessoal do trabalho presencial como forma de reforçar e manter as relações interpessoais. A Diretoria Executiva do Cibrius estabelecerá normativo com as novas condições de trabalho, com o objetivo de promover economicidade em relação as despesas administrativas sem esquecer o bem-estar do seu grupo de colaboradores.

 

(Brasília – CIBRIUS)

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