No último mês, no Brasil, o volume de inadimplentes cresceu 10,13% em relação ao mesmo período do ano anterior. São considerados inadimplentes aqueles que tem uma ou mais dívidas atrasadas.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as famílias de baixa renda são as mais impactadas pelos números da inadimplência no Brasil, e nos casos de renda inferior a 10 salários-mínimos, mais de 80% possuem dívidas atrasadas. o número de famílias endividadas atingiu recorde em setembro de 2022. 

Quatro em cada dez brasileiros adultos (39,41%) possuem o nome negativado, o que representa 63,71 milhões de pessoas. 

Para o levantamento de dados, são consideradas dívidas: boletos a vencer, cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

As estatísticas são alarmantes e demonstram a carência de conhecimentos básicos sobre gestão financeira. 

Por isso, cuide bem das suas finanças! E se está inadimplente negocie seus débitos, tente reduzir os encargos ou até mesmo fazer a portabilidade do empréstimo para outro banco, praticando a conhecida “troca de uma dívida cara por outra mais barata”, mas muita atenção aos golpes tentadores ofertados por ai!! Pesquise muito bem antes de contratar qualquer tipo de empréstimo ou financiamento

Além dos prejuízos para o indivíduo, no que se refere a carteira de empréstimos do Cibrius, a inadimplência traz riscos para os planos.

Inadimplência na previdência 

Dentre os riscos, citamos aquele que está relacionado ao portfólio de investimentos. Nesse ponto, vale ressaltar que a carteira de empréstimos compõe um segmento de aplicação denominado “Operações com Participantes”. Portanto, é considerada uma modalidade de investimento que, em conjunto com os demais ativos, tem como principal objetivo atingir as metas financeiras e atuariais necessárias ao equilíbrio dos planos. 

Um contrato de empréstimo em situação de inadimplência pode causar causa a redução da rentabilidade do plano, prejudicando os demais participantes, inclusive aqueles que pagam em dia suas parcelas.

Outro risco é a possibilidade de aumento dos custos administrativos e judiciais, com possíveis ações na justiça, caso a inadimplência dos empréstimos se torne considerável, dado que o Cibrius precisará tomar outras providências para saná-la.

Existe também o risco de revisão para taxas de juros mais elevadas ou, ainda, a suspensão dos empréstimos.

Importante destacar que os atuais níveis de inadimplência em nossas “Operações com Participantes” estão controlados e não estão causando impactos no alcance das metas de rentabilidade dos planos. Além disso, medidas preventivas foram adotadas nos normativos pertinentes para minimizar tais ocorrências.

Enquanto Entidade de Previdência Complementar, o papel do Cibrius além de arrecadar contribuições e pagar benefícios, somos conscientes da nossa responsabilidade em levar educação financeira de qualidade ao nosso público, com o objetivo de mantê-los bem longe do endividamento. Confira aqui nossos vídeos do programa de educação financeira e previdenciária.

Lembre-se sempre: O seu plano de benefício é como um condomínio, onde todos se beneficiam dos resultados. Contudo, todos, da mesma forma, também podem ser prejudicados quando alguém deixa de cumprir com as suas obrigações.

Para aqueles que ainda precisam de crédito, uma ótima opção é dar preferência ao empréstimo consignado, onde as taxas costumam ser menores.

O Cibrius está sempre à disposição com as menores taxas de juros, e prazos que variam de 02 a 60 meses, sendo uma excelente saída para os participantes, em momentos de apuro financeiro.

Embora o empréstimo seja descontado em folha, alertamos aqueles, cujo desconto não possa ser feito, em determinado mês, em razão da margem consignável, que fiquem atentos ao prazo de vencimento das parcelas de seu empréstimo, a fim de evitar eventual falta de pagamento e inadimplência.

Em caso de dúvidas, Leia do Regulamento do Plano.