Nesta segunda, 22/03, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um alerta sobre uma nova tentativa de golpe nos processos da prova de vida (recadastramento) dos aposentados e pensionistas.
Segundo Cayus Oliveira, gerente executivo do INSS em São Luís (MA), os segurados estão recebendo ligações para que façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia. Outro golpe aplicado é o recebimento de uma mensagem via WhatsApp pedindo a confirmação dos dados, ao confirmar o receptor cai no golpe. Essa técnica é aplicada com o objetivo de roubar a identidade do usuário.
É importante frisar que a interação entre o INSS e os segurados acontece apenas por meio das agências credenciadas, nos serviços agendados, ou pelo aplicativo chamado Meu INSS. Por telefone, o cidadão pode buscar atendimento pelo número 135.
Em nenhum dos casos é necessária a confirmação dos dados pessoais já que os atendentes possuem acesso a base de dados cadastrais.
Recadastramento
A prova de vida está sendo feita através do aplicativo: Meu INSS, por meio de ferramenta biometria facial, onde o sistema identifica o segurado através de uma imagem do rosto.
(Brasília – CIBRIUS)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.