Por: Paloma Benelli Data: 13/08/2024

O Cibrius deu um passo significativo na sua estratégia de gestão ao implementar a sua Política Atuarial. Esta medida visa estabelecer diretrizes e dar transparência nas práticas de gestão dos riscos inerentes às operações atuariais, bem como estabelecer metas e indicadores de acompanhamento destes riscos.

No atual cenário econômico dinâmico e incerto, somado aos desafios demográficos em pauta, é importante contar com uma robusta gestão do risco atuarial nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Nesse aspecto, a Política Atuarial surge como ferramenta indispensável, pois ela abarca um conjunto de orientações e práticas estratégicas que visam identificar, avaliar e gerenciar os riscos atuariais.

Em essência, a referida política vai além de uma ferramenta para a mitigação de riscos; ela é um pilar para o planejamento estratégico e para as práticas financeiras sustentáveis. A política trabalha em uma abordagem proativa, garantindo que as organizações não se limitem a reagir às crises, mas também a preparar-se de forma antecipada e a gerir os riscos. Com essa abordagem, o Cibrius está bem-posicionado para enfrentar os desafios futuros.

Desta forma, a implementação da Política Atuarial no Cibrius representa um reforço nos padrões de segurança econômico-financeira e demonstra responsabilidade e comprometimento do Instituto com a estabilidade dos seus planos previdenciários. Estes fatores são essenciais para assegurar uma base sólida para a aposentadoria dos seus participantes.