Gestor de investimentos é um profissional que tem como função principal de gerir o patrimônio de um fundo de investimentos de modo a obter rendimentos positivos. Ele também é chamado de gestor de fundos, administrador de carteira, gestor de ativos ou, em inglês, asset manager.

 

O capital alocado pelo gestor pertence aos cotistas, isto é, aos investidores que depositam seu dinheiro no fundo visando à otimização dos seus investimentos. É do gestor a responsabilidade de administrar os ativos integrados no fundo.

 

A prestação de serviços de gestão de ativos inclui, essencialmente:

 

Na prática

Primeiro o gestor inicia uma pesquisa bastante detalhada, por meio de ferramentas de pesquisa macro e micro analíticos. Dentre as ações estão as análises estatísticas das tendências de mercado, entrevistas com colaboradores da empresa e qualquer outro processo que auxilie na meta de valorização dos ativos estabelecida pelo fundo.

 

Por meio desse trabalho, o gestor de investimentos basicamente irá propor quais investimentos devem ser escolhidos e quais devem ser evitados, tendo em vista a estratégia adotada na gestão da carteira de investimentos, sempre com o intuito de melhorar os resultados obtidos e evitar riscos, de acordo com o mandato do fundo de investimentos.

 

O gestor geralmente pode investir, de acordo com a classe de definição do fundo de investimentos e se previsto no regulamento, em

 

(Brasília – CIBRIUS)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.