O engajamento profissional pode ser definido como a relação entre o profissional e o ambiente de trabalho. Quando engajados, os profissionais criam uma ligação afetiva com a empresa, o que o leva a desempenhar um excelente trabalho com entusiasmo, comprometimento e resiliência, gerando melhores resultados para a organização.
O profissional engajado é aquele que se sente realizado no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida.
Esse sentimento gera uma produtividade acentuada devido ao empenho do profissional, que sente orgulho em trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios.
Além da produtividade, uma equipe engajada encara os desafios propostos com motivação e dissemina uma imagem positiva da empresa.
Atualmente existem pesquisas direcionadas para mensurar o engajamento da equipe, geralmente por meio de questionários com perguntas objetivas com a intenção de obter informações necessárias para que a entidade possa analisar o engajamento e incentivar projetos profissionais, com o objetivo de gerar conteúdo significativo sobre as boas práticas de gestão.
Por meio desse tipo de pesquisa é possível autodiagnosticar os colaboradores, para, assim, criar um plano de ação que implemente melhorias e proporcione um aumento do engajamento organizacional.
Para manter a equipe motivada e produtiva não são necessários grandes investimentos. Medidas simples na rotina diária de trabalho podem surtir grandes efeitos.
Adriana das Graças Ponte dos Santos
Gerente da Área Administrativa