Ser íntegro é a qualidade do ser humano caracterizada por uma conduta ética, reta, honesta, justa, honrada, digna, fiel, decente, dentre outras. Esse é o comportamento que se espera de todas as pessoas nas suas ações do dia a dia.
Nas organizações, a integridade se configura pelo conjunto de procedimentos voltados para a prevenção, detecção, controle e correção de irregularidades, visando evitar desvios de conduta que possam comprometer os objetivos corporativos.
Conscientes da importância desse tema para o fortalecimento do nosso Cibrius, a alta Administração do Instituto implementou várias ações voltadas para a promoção de um “elevado padrão de controle de integridade, alinhado às melhores práticas de combate a corrupção, lavagem de dinheiro e outros ilícitos no âmbito dos processos internos, bem como, na relação com entes externos e seus stakeholders, de modo a salvaguardar os interesses dos nossos participantes e assistidos”, sendo este o principal objetivo definido no Programa de Compliance e Integridade da Entidade.
É importante assinalar que o Cibrius, ao longo dos seus quase 45 cinco anos de existência, sempre pautou as suas ações em consonância com os valores éticos, com responsabilidade e dever de fidúcia, cumprindo com suas obrigações legais e foco na sua missão de administrar planos de benefícios previdenciários de forma eficiente e transparente.
O Programa de Compliance e Integridade, aprovado em março de 2022, veio formalizar tais práticas e é o instrumento que serve como pilar para todas as demais ações voltadas para a gestão da integridade.
Outros instrumentos normativos foram elaborados ou atualizados na esteira do referido Programa. Destaque-se a atualização do Código de Conduta Ética e a elaboração das Políticas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo; de Gestão de Conflitos de Interesses; de Comunicação e Relacionamento e de Recursos Humanos. Ressalta-se, ainda, as Normas Operacionais de Realização e Registro de Reuniões da Diretoria Executiva com Terceiros; de Investigação Interna e Apuração de Responsabilidade; do Processo Eletivo de Conselheiro; do Processo Seletivo da Diretoria Executiva; e de Gestão do Canal de Conduta Ética. Ainda, está sob análise do Conselho Deliberativo, o novo Regimento Interno dos Órgãos Estatutários, atualizado em aderência aos ditames da Resolução Previc n.º 23/2023.
Ademais, temas mais sensíveis são abordados, também, por meio de palestras ministradas aos colaboradores e gestores, com o propósito elucidativo e preventivo, a exemplo do assédio moral, sexual e a ética nas organizações.
E por falar em ética, em breve lançaremos o Canal de Conduta Ética, que será disponibilizado na página do Cibrius, na Internet, possibilitando aos colaboradores, participantes, assistidos, fornecedores, parceiros e ao público em geral um meio seguro para relatar situações ou atos que estejam em desconformidade com a conduta ética e íntegra esperada.
Diante de todo esse arcabouço normativo, tem-se o fortalecimento da governança, na medida em que esta dispõe de instrumentos eficazes, capazes de inibir condutas que afastem a Entidade de seus objetivos. São ações concretas para a consolidação do Cibrius como referência na gestão de planos de benefícios previdenciários.