Qualquer Entidade de Previdência Complementar Fechada tem início com o conhecimento do perfil da população abrangida, ou seja, da base cadastral dos participantes dos planos que administra, de forma que os compromissos previdenciários sejam corretamente mensurados e precificados.

 

Como pilar de sustentação das entidades fechadas, o cadastro costuma ser denominado de o “coração” dessas instituições, por ser uma área estratégica responsável pelos principais processos, como adesão, recepção e alocação das contribuições, controle e atualização cadastral, oferecimento e pagamento dos institutos obrigatórios (Resgate, autopatrocínio, portabilidade e Benefício Proporcional Diferido), análise dos pré-requisitos de concessão dos benefícios, dentre outros.

 

E quando falamos da correta precificação dos compromissos do plano com os benefícios futuros dos participantes e com a manutenção dos benefícios já concedidos onde se inclui os assistidos, a atualização cadastral é fundamental. Essa ação tão importante que fica a cargo dos participantes e assistidos, nem sempre é cumprida como deveria, exigindo da Entidade reforço dos programas de educação financeira e previdenciária de forma que os integrantes dos planos estejam conscientizados dessa necessidade.

 

 Nos planos estruturados na modalidade de benefício definido, que são os Planos Conab (plano antigo) e Conab Saldado, essa informação é ainda mais importante, uma vez que as reservas são solidárias e sua mensuração depende do perfil do grupo familiar do participante e do assistido. A inscrição de beneficiários ou designados dos participantes e assistidos é condição fundamental para concessão dos benefícios sucessórios, como por exemplo a pensão por morte, concedida ao beneficiário do participante que esteja inscrito no plano a fim de evitar inconsistências – ou até mesmo indeferimentos – quando da solicitação do benefício, respeitadas as disposições do regulamento de cada plano.

 

Não menos importante, outras informações cadastrais como número de telefone, endereço eletrônico e residencial, são essenciais para a manutenção do contato com participantes e assistidos, assim como o acesso desses à Área do Participante, que Cibrius disponibiliza em seu website.

Destaque-se ainda que que todo fato novo que possa refletir em alteração cadastral, especialmente em relação ao grupo familiar, como casamento, divórcio, nascimento de filhos etc. –, deve ser prontamente informado à entidade.

 

Para continuar batendo forte, o coração da entidade precisa ser continuamente monitorado e cuidado, tanto pelos participantes e assistidos como também pela própria entidade.

 

Maura Valéria diretora previdência

Maura Valéria dos Santos Castro – Diretora previdenciária