Os planos de contribuição definida são aqueles essencialmente voltados para a acumulação ou capitalização de recursos, onde as contribuições dos participantes e da patrocinadora são investidas no mercado financeiro, rentabilizando o montante acumulado, para que, ao final da vida laboral o participante alcance o nível de reserva suficiente para complementar sua renda no período pós emprego.

 

Diante desse cenário, é de fundamental importância que o participante monitore sua reserva sistematicamente, de forma que seja possível calibrar, ao longo de sua jornada contributiva, o valor de sua contribuição, de acordo com suas expectativas de renda futura.

 

Para que esse monitoramento seja eficiente, o Cibrius disponibiliza em seu site um SIMULADOR, onde o participante combina informações de salário (remuneração), tempo de contribuição e idade, para projetar a acumulação de recursos até a data prevista para o início de recebimento da renda programada, que nada mais é que o benefício de aposentadoria. Além do simulador, o extrato financeiro é também uma importante ferramenta de acompanhamento das contribuições, do valor da cota e do montante acumulado até o último mês consolidado.

 

É essencial ter em mente que, NÃO BASTA SOMENTE CONTRIBUIR, é preciso que essa reserva seja reavaliada constantemente, para uma tomada de decisão mais acertada quanto ao momento ideal de aumentar o percentual de contribuição ou até mesmo de incorporar ao saldo aportes voluntários, previstos no plano de contribuição definida.

 

Essa simples ação por parte dos participantes pode evitar frustração com o valor que será acumulado e consequentemente com o respectivo benefício.

 

E lembre-se: o valor do seu benefício é composto pelas contribuições acumuladas do participante, da patrocinadora, além da rentabilidade dos recursos investidos pelo Cibrius no mercado financeiro.

 

Monitore sua reserva, ela é base de sua renda futura!

 

Maura Valéria diretora previdência

Maura Valéria dos Santos Castro

Diretora de Previdência