O segmento de previdência complementar é bastante peculiar, com normas e legislações específicas. Por esse motivo, a comunicação e o relacionamento precisam ser baseados nos princípios da transparência, da confiança e da responsabilidade pelas informações, sempre buscando comunicar com uma linguagem clara e acessível.

 

Desde a criação da ACRI – Área de Comunicação e Relacionamento Institucional, por meio de Portaria nº 002, de 02 de março de 2016, o Cibrius vem investindo em aprimorar o relacionamento com o participante, pilar para o sucesso da Entidade.

 

É muito comum que grandes empresas terceirizem esses serviços de atendimento, principalmente relacionados a SAC e prospecção de clientes. Para nós, do Cibrius, o atendimento é parte do relacionamento, direcionamos nosso foco para entrega de qualidade e conexão com seu público.

 

O processo de terceirização do atendimento se estabelece, dentre outros fatores, pela contratação de uma central de atendimento, o conhecido call center. Especialmente no caso das entidades fechadas de previdência complementar, podemos dizer que esse processo apresenta algumas dificuldades.

 

Primeiramente, as equipes terceirizadas acabam não seguindo um padrão de qualidade no atendimento da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega.

 

Além disso, profissionais terceirizados não vivenciam a realidade de um fundo de pensão, e, por esse motivo, desconhecem as estratégias e planejamento do negócio, o que faz com que equipes terceirizadas não estejam engajadas no propósito.

Outro fator negativo é que serviços terceirizados podem tornar a entidade refém de serviços, quando uma informação importante precisa estar dentro da entidade, nesse processo isso pode se perder.

 

No que se refere à produção de conteúdo, a terceirização dificulta a aproximação com o público, incluindo materiais genéricos e que acabam se repetindo em várias plataformas.

 

Com uma área voltada para a comunicação e relacionamento, há uma constante avaliação das necessidades específicas dos nossos participantes e assistidos, com a produção de conteúdo que conecta e engaja, por meio dos inúmeros canais de contatos, site, e redes sociais, possibilitando mapear os assuntos que são mais lidos, cujos interesses e questionamentos permitem a elaboração de matérias esclarecedoras e facilitadoras, aproximando participante da sua entidade de previdência.

 

Nos últimos anos o Cibrius tem crescido muito, e para acompanhar esse ritmo temos ofertado produtos diversos, em vários formatos, que fornecem suporte tanto aos assuntos do dia a dia, como reforma da previdência, declaração de imposto de renda, atualização cadastral, concessão de benefícios, quanto ao que diz respeito à nossa responsabilidade em educar e fomentar a educação financeira e previdenciária.

 

O Cibrius hoje possui o e-mail institucional cibrius@cibrius.com.br onde toda solicitação é atendida de forma eficaz e no menor prazo possível, temos um serviço de atendimento telefônico, 0800 006 9777, voltado principalmente para os nossos assistidos, que muitas vezes, por não estarem mais na patrocinadora, não têm uma forma de nos contatar sem custos. Este serviço também pode ser utilizado pelos participantes ativos que se encontram em regionais pelo Brasil que não permitem ligações interurbanas. Estamos em várias redes sociais, Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, além de prestar o atendimento presencial, para aqueles que preferem.

 

Assim, o atendimento personalizado é o que se preocupa com o participante para a formação de uma cultura que conhece de previdência complementar, de educação financeira e que sabe a importância de acompanhar de perto seus recursos.

 

Nosso objetivo é fortalecer ainda mais os laços de relacionamento daqueles que são a motivação do nosso trabalho, vocês, participantes Cibrius!

 

Capa da matéria Renata Marques

Renata marques – Consultora de Comunicação e Relacionamento Institucional.