Compartilhando todo seu conhecimento e vivência, nosso próximo convidado para o Papo com Especialista é o mestre Ricardo Barros, Psicólogo, Consultor de RH e Professor de Pós-Graduação no IBMEC. Certificado como Coach pela SLAC, ele é proprietário da Ânimo – Desenvolvimento Humano e membro da International Positive Psychology Association (IPPA). Com um Mestrado em Gestão Social e Trabalho pela UNB e especialização em Gestão de Pessoas pela USP, Ricardo Barros se destaca em seu campo. Confira abaixo o artigo intitulado “Pílulas da Felicidade”:
Saindo para minha caminhada vespertina, e contemplativa, deparei-me com esta placa, que anuncia produtos de um salão de beleza.
E, muito me chamou a atenção os itens que compõe a técnica de Embelezamento do Olhar.
Fiquei me perguntando o quanto o nosso olhar pode também ser embelezado, com nossas atitudes e valores. Quantas pessoas que você conhece têm um olhar belo? Pessoas que perto delas nos sentimos bem, que quando olham para nós é como se elas estivessem nos curando, nos acolhendo e apoiando em nossa própria misericórdia. Mas, também existem pessoas de “olhar de murchar Arruda”. Pessoas que cultivam inveja, ódio e mágoas encardidas. E que quando olham para nós, sobre nós as projetam, e saímos de suas presenças pior do que chegamos.
É minhas amigas e amigos, que me leem neste cantinho do aconchego do Cibrius têm olhares que acolhem, abençoam e restauram; e têm olhares que rejeitam, maldizem e adoecem.
Se existisse, e você fosse fazer uma consulta num oftalmologista da alma, qual o diagnóstico que ele daria de teu olhar interior? Qual tem sido o nosso olhar? Sobre a vida, sobre as outras pessoas, sobre nossa família e amigos? E até sobre nós mesmos? Será que não estamos sendo muito severos para conosco? Será que não estamos nos depreciando?
Afinal, qual o nível de embelezamento interior de nosso olhar?
Achei um texto na Bíblia, que peço humildemente a tua permissão para citar, independente de tua fé, ou da não fé, apenas em seu aspecto filosófico. Veja que profundo e verdadeiro, e como tem tudo a ver com o que estamos falando sobre o “Embelezamento do Olhar”:
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”
(Evangelho de Mateus, Cap. 6, Vers. 22-24)
Em minha vida pessoal descobri que existem pelo menos 3 formas de embelezar o olhar, diria até de treinar o olhar, que é a nossa “candeia”, e que gostaria de compartilhar com vocês, neste primeiro artigo, da Série: Pílulas da Felicidade.
Assim como o anúncio do Salão de Beleza, recomenda três técnicas para o embelezamento do olhar, eu deixo as minhas três, que embelezam o olhar interior: