Compartilhando todo seu conhecimento e vivência, nosso próximo convidado para o Papo com Especialista é o mestre Ricardo Barros, Psicólogo, Consultor de RH e Professor de Pós-Graduação no IBMEC. Certificado como Coach pela SLAC, ele é proprietário da Ânimo – Desenvolvimento Humano e membro da International Positive Psychology Association (IPPA). Com um Mestrado em Gestão Social e Trabalho pela UNB e especialização em Gestão de Pessoas pela USP, Ricardo Barros se destaca em seu campo. Confira abaixo o artigo intitulado “Pílulas da Felicidade”: 

Saindo para minha caminhada vespertina, e contemplativa, deparei-me com esta placa, que anuncia produtos de um salão de beleza. 

E, muito me chamou a atenção os itens que compõe a técnica de Embelezamento do Olhar. 

Fiquei me perguntando o quanto o nosso olhar pode também ser embelezado, com nossas atitudes e valores. Quantas pessoas que você conhece têm um olhar belo? Pessoas que perto delas nos sentimos bem, que quando olham para nós é como se elas estivessem nos curando, nos acolhendo e apoiando em nossa própria misericórdia. Mas, também existem pessoas de “olhar de murchar Arruda”. Pessoas que cultivam inveja, ódio e mágoas encardidas. E que quando olham para nós, sobre nós as projetam, e saímos de suas presenças pior do que chegamos. 

É minhas amigas e amigos, que me leem neste cantinho do aconchego do Cibrius têm olhares que acolhem, abençoam e restauram; e têm olhares que rejeitam, maldizem e adoecem. 

Se existisse, e você fosse fazer uma consulta num oftalmologista da alma, qual o diagnóstico que ele daria de teu olhar interior? Qual tem sido o nosso olhar? Sobre a vida, sobre as outras pessoas, sobre nossa família e amigos? E até sobre nós mesmos? Será que não estamos sendo muito severos para conosco? Será que não estamos nos depreciando?  

Afinal, qual o nível de embelezamento interior de nosso olhar?  

Achei um texto na Bíblia, que peço humildemente a tua permissão para citar, independente de tua fé, ou da não fé, apenas em seu aspecto filosófico. Veja que profundo e verdadeiro, e como tem tudo a ver com o que estamos falando sobre o “Embelezamento do Olhar”: 

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”

(Evangelho de Mateus, Cap. 6, Vers. 22-24)

Em minha vida pessoal descobri que existem pelo menos 3 formas de embelezar o olhar, diria até de treinar o olhar, que é a nossa “candeia”, e que gostaria de compartilhar com vocês, neste primeiro artigo, da Série: Pílulas da Felicidade.

  1. Preste Atenção ao Belo
    • Já notou que todo mundo anda enfatizando muito apenas o que está ruim. Parece que nosso olhar foca naquilo que não vai bem, e o destaca, esquecendo de outras coisas. Então, uma técnica que uso comigo e com meus amigos e pacientes, e que embeleza o olhar, é se permitir olhar para o belo que ocorre na tua vida. Pode ser naquela caminhada matinal, quando você percebe o amor de uma mãe levando seu filho para tomar banho de sol. Pode ser naquele pôr do sol que mistura mil tons de laranja. Pode ser aquele porteiro do prédio que te dá um belo bom dia. Treine o olhar para o belo, também. Eu sei que nem tudo está como você gosta. Mas, ainda tem muitas coisas bonitas, à beira de teu caminhar, que nem sempre tu estás percebendo.  
  2. Deixe de Ruminar Antigas Mágoas, ou Frustrações
    • Se é uma coisa que suja nosso olhar, ou lhe torna turvo, é ficar remoendo antigas desgraças, decepções, ou coisas do tipo. Pare com isso. Não lhe fará bem nenhum. E vai deixar teu olhar para a vida cada vez mais infeliz e reclamão.  Sei que coisas ocorreram em tua vida que não foram muito legais. Sim, eu sei. E te digo que isto está no pacote da vida e do viver. Mas, pare de ficar revirando estas antigas cenas. Acolha, aprenda e siga. Esse é um bom caminho para embelezar o olhar.  E, tenho certeza de que em teu coração há um lugar de perdão. Tanto para aceitar um perdão sincero, como para pedir perdão e libertar esta mágoa de teu coração.  
  3. Seja uma pessoa que serve com amor.
    • Quando ajudamos ao próximo, nossa “Candeia” pega fogo de tão iluminada que fica. E isto embeleza nosso olhar para a vida, para os outros e para nós mesmos. Achamos que temos problemas, e que nossos problemas são os maiores do mundo, até o dia em que visitamos pessoas que estão com dificuldades bem maiores que as nossas, e de alguma forma, lhes ajudamos. Aí, como numa misteriosa mágica, colocamos nossa vida em uma nova perspectiva, e passamos a valorizar um monte de coisas, que para nós estão ali pertinho; e para o outro, são quase impossíveis de serem alcançadas.  Toda pessoa que se serve e se doa a alguém, ou a alguma causa, ilumina a humanidade. E ilumina a si mesma.  

Assim como o anúncio do Salão de Beleza, recomenda três técnicas para o embelezamento do olhar, eu deixo as minhas três, que embelezam o olhar interior:

Ricardo de Faria Barros – Psicólogo, escritor e palestrante