No dia 31 de maio terminou o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022. Aqueles que não encaminharam sua declaração estão em situação de irregularidade com a Receita Federal, mas calma que ainda tem como resolver!
Confira abaixo como sanar suas pendências com o Leão.
- Quem perdeu o prazo para envio também terá que baixar o programa da Receita Federale, mesmo assim, encaminhar a declaração do Imposto de Renda como deveria ter sido feito dentro do prazo, porém haverá o pagamento de multa para regularizar a situação.
- Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais paga pagamento. A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.O pagamento deve ser efetuado em até 30 dias após a emissão.
- Além do pagamento de multa, dependendo da demora na regularização, o contribuinte poderá ter seu CPF bloqueado, e inclusive ter alguns direitos negados, como: retirada de remédios em farmácia popular, contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação seja regularizada, entre outras restrições.
Se você é aposentado ou pensionista e ainda não retirou o seu informe de rendimento do Cibrius, solicite através do WhatsApp de benefícios: (61) 3031-5980 ou pela área do participante no nosso portal – www.cibrius.com.br.
Regularize a sua situação com a Receita Federal o quanto antes!