Sabemos que a Previdência Complementar veio para garantir uma estabilidade maior na aposentadoria juntamente com o valor recebido da Previdência Social pelo INSS, mas você sabia que dentro da previdência complementar existem as opções ABERTA e FECHADA?

Saiba agora quais as principais características de cada uma e confira o comparativo quanto à taxas, rentabilidade, participação nos órgãos de deliberação e outras diferenças.

Previdência Complementar Aberta

A Previdência Complementar Aberta pode ser contratada por qualquer pessoa física assim como para terceiros, como dependentes. Seus planos são operados com fins lucrativos por Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) e sua comercialização é feita por entidades como bancos e seguradoras.

Previdência Complementar Fechada

Supervisionados e fiscalizados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), os Planos de Previdência Complementar Fechada são restritos a grupos fechados, como funcionários e associados de determinada empresa, não sendo possível a contratação, caso não faça parte destes grupos ou por meio de agências bancárias, por exemplo. Estes planos são geridos por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que, diferente das Abertas, além de não atuarem com fins lucrativos oferecem taxas de administração bem menores que as abertas, além de, em sua grande maioria, não cobrarem taxa de carregamento dos seus participantes.

Dentre as opções existentes, a categoria de Plano Patrocinado é aquele oferecido por uma empresa ou ente público aos seus colaboradores, como é o caso da Conab e do próprio Cibrius. Nesta modalidade, eles são chamados de Patrocinadores, por contribuírem junto com os Participantes, oferecendo em contrapartida melhores benefícios aos funcionários e promovendo reconhecimento pelos bons serviços prestados.

Dentre os planos administrados pelo Cibrius, o ConabPrev, tem como sua principal finalidade oferecer aos empregados da Conab e do próprio Cibrius, com os melhores resultados nas fases de contribuição e aposentadoria, promovendo a diversificação dos recursos no mercado financeiro, buscando auferir uma melhor rentabilidade aliada ao risco x retorno e, ainda, o bem-estar social dos participantes por meio da concessão de benefícios de renda programada e dos benefícios de risco.

Agora que você já sabe o que são previdências ABERTAS e FECHADAS, preparamos um comparativo com as principais diferenças, vamos entender:

Comparativo EAPC x EFPC

FECHADAS

ABERTAS

LUCRO

SEM fins lucrativos, sua rentabilidade é maior, o lucro aferido é revertido para o próprio participante, que funciona como o ‘acionista’.

COM fins lucrativos, o que torna o plano mais caro pois uma parte da rentabilidade vai para o lucro dos bancos ou instituições financeiras que administram.

TAXA ADMINISTRATIVA

No Cibrius a taxa de administração é de 0,90% ao ano para administrar seus planos. Em 2023 o Cibrius revisou o plano de custeio, na revisão da taxa de administração para 0,80%.

Cobram em média 1,3% ao ano (bancos ou instituições financeiras), geralmente cobram taxa de administração combinada com taxa de carregamento: a chamada cobrança híbrida.

TAXA DE CARREGAMENTO

Na previdência fechada é limitada ao máximo permitido de 9%, contudo o Cibrius não adota essa taxa. Na previdência aberta, o percentual máximo da taxa de carregamento é de 10% para planos com cobertura por sobrevivência (pago ao participante) e de até 30% nos planos com cobertura de risco (pago aos beneficiários do participante, por ocasião de sua morte, ou ao próprio participante, em caso de invalidez total e permanente.

CONTRAPARTIDA

Contribuição paritária do patrocinador, ou seja, para cada R$ 1,00 que o participante recolhe, o patrocinador contribui com o mesmo valor. Contribuição somente da pessoa física, sem qualquer contrapartida adicional.

ÓRGÃOS DELIBERATIVOS

Participantes tem assento nos órgãos deliberativos para administração do patrimônio.

Não há participação do investidor nos órgãos de deliberação.

GESTÃO INVESTIMENTOS

Tem como princípio elementar a diversificação (Renda Fixa, Renda Variável, investimentos Estruturados, investimentos no exterior, empréstimos e imobiliário) de maneira a capturar melhores resultados e mitigar riscos.

A diversificação não é o principal objetivo, pois os bancos ou instituições financeiras, em sua grande maioria, aplicam em seus próprios produtos.

RENTABILIDADE

A rentabilidade acumulada das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, de 2013 a 2022, foi de 138,70%. Em igual período, a rentabilidade da previdência operada por bancos e seguradoras foi de 94,10%.

Um dos pontos de destaque é quanto ao benefício fiscal. Conforme a legislação do Imposto de Renda, o contribuinte que declara no modo completo, pode deduzir as contribuições feitas ao plano de previdência complementar fechada, até o limite de 12% da renda tributável.

Vale destacar que a essência da previdência privada fechada é o amparo e a proteção previdenciária no longo prazo, enquanto a previdência privada aberta tem por objetivo o curto prazo, com possiblidade de saques, cuja finalidade não guarda o princípio previdenciário.

Ao longo de 44 anos que o Cibrius atua como Entidade administradora de planos de previdência, podemos dizer que este é um momento de expansão, modernização dos processos, sobretudo de grande crescimento, com a realização de estudos de viabilidade para que, futuramente, possamos implementar um Plano Família, uma oportunidade onde nossos participantes poderão proporcionar os benefícios da previdência complementar aos seus familiares.

Faça agora sua simulação e venha para o ConabPrev! Clique aqui.

Fonte: Relatório Gerencial de Previdência Complementar, da Secretaria Especial do Trabalho, Ministério da Economia.