Os Planos de Benefícios do Cibrius fecharam o ano com resultados excepcionais. Os números mostram que os planos alcançaram rentabilidades superiores à meta de INPC+4,00% ao ano. Seguem os seguintes resultados:
O ano de 2023 foi marcado por importantes movimentações nos mercados nacionais e internacionais, moldando o cenário econômico global. O Banco Central dos Estados Unidos (FED) apresentou uma postura favorável a cortes de juros em 2024, consolidando um ambiente propício para investimentos de risco no mundo todo. No Brasil, a inflação apresentou uma contínua desaceleração, o que levou os investidores a acompanharem atentamente as mudanças no cenário econômico. O Risco-país atingiu as mínimas pós-pandemia, e a aprovação da reforma tributária levou a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) a elevar o Rating Soberano do Brasil. Essa medida resultou em um movimento positivo para os investimentos, impulsionando o mercado financeiro nacional. Diante disso, o índice Ibovespa atingiu um marco histórico ao ultrapassar os 134 mil pontos pela primeira vez, encerrando o ano com um impressionante crescimento de 22,3%. O dólar também teve um desempenho notável, encerrando o ano com uma queda de 8% em relação ao real, sendo negociado a R$ 4,85.
Além disso, a projeção para a taxa básica de juros apresenta uma tendência de forte queda, sugerindo que o Banco Central do Brasil continuará reduzindo a taxa Selic ao longo de 2024. Em meio a um cenário dinâmico, os resultados dos planos de investimento do Cibrius no exercício de 2023 atingiram uma marca excepcional. As performances dos meses de novembro e dezembro impulsionaram os resultados, que ficaram muito acima das metas. Os Planos BDs apresentaram ganhos reais (acima da inflação) de 8,8%, no Conab BD, e de 7,9% no Conab Saldado. No ConabPrev os ganhos reais para os participantes chegaram a 10,1%. Estes resultados demonstram que os planos do Cibrius acompanham os parâmetros adotados no segmento de previdência complementar, com o ConabPrev alcançando uma rentabilidade acima da mediana dos planos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar do Brasil. A conquista desses resultados expressivos se deve às estratégias da Política de Investimentos do Cibrius, que são cuidadosamente adaptadas às características de cada um dos planos, além do reflexo da nossa sólida governança.
Para uma análise mais aprofundada, convidamos você a conferir o Boletim Mensal de Rentabilidade (BMR) de dezembro, clicando aqui (link do boletim no “aqui”).
O Cibrius reafirma seu compromisso em gerir de maneira eficaz e transparente os seus investimentos, proporcionando aos participantes a segurança e rentabilidade desejadas, superando as expectativas em 2024.