As notícias sobre a pandemia da Covid-19 não são nada animadoras. Muitas pessoas estão completando um ano de home office e ainda não se adaptaram. Transformar nosso lar para que ele funcione tanto como lugar de lazer e descanso, quanto como escritório não é uma tarefa muito simples.

Por isso, o Cibrius procurou uma personal organizer, especialista em organização e certificada pelo OZ, Laila Pena, para dar dicas valiosas que vão melhorar não só a produtividade, como a sensação de paz, equilibrio e bem estar. 

 

Sabemos que criar um novo hábito requer força de vontade. Na sua opinião, qual tem sido o maior desafio quanto ao home office?

Eu acho que o maior desafio é a rotina de horário. Tem gente que fica tempo demais trabalhando, sem descanso e além da hora, e outros que se distraem facilmente, não conseguem focar no trabalho e, assim, não tem produtividade. Devemos estabelecer horários, para começar a trabalhar, para almoçar, lanchar e horário para encerrar.

 

Quero melhorar o meu ambiente de trabalho em casa, por onde começo?

Acorde, tome café e se arrume, não precisa ficar de pijama o dia todo só porque está em casa. Reserve um lugar para trabalhar, nem todo mundo tem um escritório em casa, então separe um cantinho na sala (é importante reservar um lugar onde você consiga se concentrar), deixe seu material de trabalho organizado e à mão, o uso de caixa organizadora auxilia nessa processo para deixar cada coisa em seu lugar e não tudo espalhado pela casa. Outra coisa importante é o conforto, invista em uma boa cadeira, suporte para notebook, fica difícil ser produtivo em um local desconfortável. E NÃO trabalhe na cama.

 

Como a organização pode melhorar a rotina das pessoas?

A organização ajuda a criar a rotina, não perder tempo procurando coisas. Diminui o stress, e deixa o trabalho mais produtivo. Uma dica para sua rotina é fazer uma lista de tarefas, conforme for realizando, vá acrescentando novas tarefas.

 

 Além de otimizar o trabalho, quais outros benefícios um ambiente organizado pode trazer às pessoas, especialmente nesse momento tão delicado em nossas vidas?
Praticidade para encontrar as coisas, economia de tempo por não ter que ficar procurando objetos perdidos, além de deixar a energia do ambiente mais positiva, estimula o bom humor. A desorganização acaba chamando a atenção para tudo que precisa ser feito. Assim, um ambiente organizado aumenta a concentração e produtividade.  

 

Para mais dicas, siga a personal organizer, Laila Pena, no instagram: @lailaorganizer 

 

(Brasília – CIBRIUS)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.