Única bolsa de valores em operação no brasil e a maior da américa latina.
Sua capitalização de mercado passa de R$4 trilhões.
Chamada de Brasil, Bolsa, Balcão, porém mais conhecida pela sigla B³, surgiu oficialmente em 2017 por meio da fusão entre BM&F, Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos). Atualmente é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e se configura como uma sociedade de capital aberto.
Localizada em São Paulo, a B³ possui endereço físico, mas funciona por meio de um ambiente digital, ou seja, todas as negociações entre investidores são realizadas virtualmente, por meio de um sistema denominado home broker.
Mas o que é a bolsa?
A bolsa é um ambiente digital onde ocorrem as negociações de ações e outros ativos financeiros, como moedas estrangeiras e commodities. Portanto, é na B3 que investidores, vinculados às corretoras, emitem ordens de compra e venda, acompanham índices de mercado e gerenciam seus ativos financeiros.
É composta por ações em diversos setores: Bens Industriais, Consumo Cíclico e não cíclico, Financeiro, Materiais Básicos, Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Saúde, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Utilidade Pública e Outros, suas maiores negociadoras são a Petrobrás, Itaú Unibanco, Bradesco, Vale e Ambev.
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações das empresas mais negociadas na bolsa de valores do Brasil, a B3. Ele serve como uma referência para quem investe no mercado de ações. O índice é resultado de uma carteira teórica de ações, cada uma com uma ponderação para o seu cálculo.
A composição é reavaliada a cada quatro meses, de acordo com o volume de negociação de cada companhia. No último quadrimestre de 2020, o Ibovespa era composto por 77 ações de empresas dos mais variados setores da economia brasileira, de bancos e redes varejistas a companhias produtoras de commodities.
Também conhecido como IBOV ou Índice Bovespa, ele foi criado em 1968, quando a B3 ainda não existia nos moldes de hoje. O índice seguiu um modelo desenvolvido para a bolsa do Rio de Janeiro e, depois, foi adotado pela Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa.
Como investir no Ibovespa?
Não é possível investir diretamente no Ibovespa, mas existem alguns produtos financeiros ligados ao IBOV, como as ETFs, que são fundos de índices negociados em Bolsa e que possuem um índice específico como referência. Um dos exemplos é a ETF de código BOVA11, que é negociada da mesma forma que uma ação e busca rentabilidade próxima ao Ibovespa.
Gostou do conteúdo? Na próxima semana traremos mais novidades sobre investimentos.
(Brasília – CIBRIUS)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CIBRIUS.