Performance excepcional dos investimentos no Cibrius superam meta e ultrapassam a média de rentabilidade.

O Cibrius, sempre consciente de sua responsabilidade em comunicar com transparência, clareza e assertividade, mantendo seus participantes, beneficiários e patrocinadores devidamente informados sobre a administração dos investimentos dos Planos Conab, Conab Saldado e ConabPrev, apresenta, a seguir, a excelente performance dos investimentos, a qual vem superando significativamente, a média do setor de previdência complementar fechada e todos os principais indicadores econômicos.

Tais resultados podem ser minuciosamente acompanhados no Boletim Mensal de Rentabilidade – BMR, publicado regularmente em nosso site.

BMR – julho/2023

Conteúdos sobre investimentos

A meta atuarial dos planos vem sendo alcançada e muitas vezes superada, como exige a legislação, o que implica dizer que os planos não registram déficit, pelo contrário, o superávit acumulado, em junho/2023, é de aproximadamente 271 milhões de reais, no Plano Conab Saldado, e de 914 mil reais, no Plano Conab, situação totalmente oposta à registrada até 2015, quando houve o saldamento dos planos e o equacionamento do resultado deficitário que se arrastava há muitos anos.

Reafirmamos que os resultados dos investimentos têm sido excelentes e muito superiores ao mercado. As estratégias de alocação têm sido assertivas e em linha com o cenário econômico nacional e internacional.

A posição consolidada de alocação em Títulos Públicos do Tesouro Nacional (NTN-B), ultrapassa 79% do total dos recursos financeiros sob gestão, demonstrando que o Cibrius adota uma política conservadora sem renunciar retorno necessário ao equilíbrio dos planos e ao fiel cumprimento de suas obrigações financeiras e previdenciárias com o seu público.

A taxa média de rentabilidade real dos títulos é de 5,21% ao ano, superior portanto, à meta atuarial dos planos BD (Planos Conab e Conab Saldado) e ao benchmarking do Plano CD (Plano ConabPrev). Essa performance se repete nos resultados dos demais segmentos, como a Renda Variável, Estruturado, Imobiliário e Operações com participantes, mostrando que a diversificação dos investimentos traz melhores resultados e reduzem os riscos.

Crescimento de 51,56% no patrimônio líquido dos planos nos últimos cinco anos do Instituto.

O patrimônio líquido dos planos do Cibrius tem apresentado ótimos resultados ao longo dos anos. Conforme divulgamos recentemente, até o mês de junho de 2023 o patrimônio líquido dos Planos está no patamar de R$ 1,816 bilhão. Seguindo com a premissa de diversificação, os recursos investidos estão distribuídos nos segmentos de renda fixa, renda variável, estruturado, imobiliário, operações com participantes e exterior, de acordo com o que estabelece a legislação, especialmente a Resolução nº 4.994 de 24/03/2022, do Conselho Monetário Nacional (CMN). No período acumulado de dezembro de 2018 até junho de 2023 houve um crescimento de 51,56%.

Clique AQUI e leia na íntegra!

O que é o BMR?

Há muitos anos o Cibrius divulga um relatório chamado Boletim Mensal de Rentabilidade – BMR, um produto que proporciona aos nossos participantes e assistidos uma melhor visualização dos investimentos realizados, com tabelas e gráficos, possibilitando uma leitura mais dinâmica, compreensível e com acesso fácil.

Lá você encontra informações sobre os planos do Cibrius, como:

• Rentabilidade por segmento

• Cenário econômico e comentários sobre o desempenho dos investimentos

• Rentabilidade geral vs indicadores

• Alocação dos investimentos por segmento

• Evolução dos recursos garantidores e glossário com os termos mais importantes no segmento!

Conheça mais sobre, clicando AQUI!

Governança e transparência

O processo de governança dos investimentos segue as melhores práticas do segmento, mediante análise técnica fundamentada das estratégias de alocação. A gestão de riscos atua com bastante eficiência, controlando e prevenindo quaisquer eventos que possam comprometer ou afetar os objetivos da Instituição, enquanto administradora, e o equilíbrio dos planos.

Todas as análises e recomendações de investimentos permeia, necessariamente, o comitê de investimentos, cuja composição inclui a participação de 2 membros representantes dos participantes e assistidos.

A gestão do Instituto é conduzida pelo Conselho Deliberativo, instância máxima, composto por 3 representantes da patrocinadora Conab, escolhidos de acordo com seus normativos internos, e, de 3 membros eleitos pelos participantes e assistidos, que tem a responsabilidade de traçar as diretrizes que serão implementadas pela Diretoria Executiva e de acompanhar, sistematicamente, o cumprimento da legislação.

A fiscalização do instituto é de responsabilidade do Conselho Fiscal, composto de 2 representantes da patrocinadora e 2 dos participantes e assistidos.

A Diretoria Executiva, selecionada pelo Conselho Deliberativo, tem a responsabilidade de administrar o Instituto observando os princípios do dever de lealdade, responsabilidade e fidúcia dos seus ativos. A patrocinadora também exerce o poder de fiscalização da entidade por meio das suas auditorias internas e externa.

O Cibrius é supervisionado, inclusive, pela Superintendência de Previdência Complementar – PREVIC, que é o órgão governamental responsável pela regulação e fiscalização das Entidades de Previdência Complementar e tem como missão proteger os interesses dos participantes e assistidos.

O processo de transparência é tratado como um dos principais pontos de controle, informando e transmitindo aos participantes e assistidos todos os fatos relacionados à gestão do instituto, cuja comunicação é eficiente, cumprindo o papel de bem informar a todos por meio de diversos canais de comunicação como:  e-mail, website e redes sociais.

Eleições Conselho Deliberativo e Fiscal, clique e leia o regulamento. Inscrições até 10/09

O Processo Eleitoral para a escolha dos novos membros representantes dos participantes e assistidos nos conselhos deliberativo e fiscal está aberto, cujo período de inscrição vai até 10/09/2023. Clique na imagem acima e saiba mais.

São 10 vagas, sendo 06 para o conselho deliberativo (3 titulares e 3 suplentes) e 4 vagas para o conselho fiscal (2 titulares e 2 suplentes). Leia o Regulamento AQUI.

Venha participar da gestão do Cibrius e dividir com a diretoria executiva a enorme responsabilidade de administrar com o dever de diligência, fidúcia, zelo e transparência o patrimônio de todos.

Acesse a área do participante e fique por dentro

Além do Boletim Mensal de Rentabilidade – BMR, vários conteúdos importantes estão disponíveis na área do participante. Entre com o seu CPF e senha e siga o passo a passo:

1. Depois de logado, entre na pasta Documentos Corporativos e escolha o ano, Ex: 2023;

2. Acesse: Resultados dos Investimentos, Atas, Balancetes, Relatório Gerencial Contábil, extratos de sua reservam simulação de benefícios e institutos e informações pessoais.

Seja participativo, a previdência complementar é um direito, exerça-o!